Terceirizo ou faço a minha própria contratação? Veja apenas 5 Itens “Economia X Assertividade”

No artigo anterior falamos um pouco sobre a terceirização de serviços no Brasil, especificamente em Recursos Humanos. Sem dúvida, o serviço mais utilizado em Rh é o processo de recrutamento e seleção.

Porém, muitas empresas principalmente as pequenas conduzem seus próprios processos para redução de custos, sem se preocupar com a qualidade e assertividade. Muitas dessas empresas não possuem um profissional de Rh, e esta função acaba sendo acumulada por profissionais de diversas áreas que não especialistas no assunto.

Listei apenas 5 itens que vale refletir se a economia deste serviço é “REAL”

1 – Qual o valor das horas do profissional que tem feito o processo seletivo em sua empresa? Faça as contas do HH (hora/homem) que são despendidas durante todo o processo.(Faça a soma do total destas horas)

2 – Quais as tarefas/atividades importantes esse profissional deixou de executar? Qual o valor disso para o seu negócio?

3 – Como foi desenhado o perfil da vaga? Está de acordo com a sua cultura e valores? E as habilidades técnicas e comportamentais, serão validadas como? (testes, exercícios, etc)

4 – Quantas entrevistas serão? Quem serão os participantes?

5 – Após a admissão quem irá receber o novo colaborador?

E se após todo este trabalho e tempo despendido o novo colaborador não atender as expectativas???

Sugiro que faça novamente as contas do HH e só aí você verá que essa economia no processo não é REAL, muito menos efetiva para o seu negócio.

Alguns processos seletivos podem durar meses!! Pense nisso!!

Quer saber mais? Fale com a gente 🙂

Clique aqui e se inscreva para receber dicas semanais, que irão melhorar seus processos de Rh e aumentar seus resultados.

RmaisH – Patrícia Antunes

Posted in Contratação, Terceirização and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *